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DTM 2014 - Oschersleben - Análise da Prova

English: DTM car Mercedes-Benz Season 2010 (C-...
English: DTM car Mercedes-Benz Season 2010 (C-Class, W204), Gary Paffett (driver) (Photo credit: Wikipedia)

Bem, pilotos amigos, não foi milagre. Foi estratégia e muita sorte.
Oschersleben é um circuito muito travado, com chicanes, curvas de baixa e pista estreita. Me lembrou um pouco Jerez. Talvez para motoGP fosse bem propício.
Uma curiosidade, a WTCC corre lá desde 2005.
Choveu em toda prova. Das previstas 51 voltas, apenas foram fechadas 44 delas, pois a corrida extrapolou o tempo de 1:15h previsto no regulamento.
Em condições normais (tempo seco), a Mercedes continua anos luz da Audi e da BMW.
Na largada, todos os 12 primeiros largaram com pneus macios menos Farfus e Rockenfeller - erro de estratégia que ficou bem óbvio na 6ª volta quando eles não estavam mais entre os 10 primeiros.
Não entendi o porquê de três safety car na corrida. Os 2 primeiros então, absolutamente sem necessidade. O alemão Wittmann vinha numa boa tocada mas apresentou problemas no câmbio e foi perdendo rendimento. Scheider vinha rápido, mas com excesso de SC, todo mundo foi encostando em "romaria". Observando Felix da Costa pude ver que se trata de um bom piloto, assim como Tambay (ambos não tinham feito boa corrida inaugural).
Gary Paffett estava nitidamente com bom acerto para pista molhada e forte candidato a vencer, mas sem explicação, permaneceu com pneus macios muito mais tempo que os demais. Moral da história: caiu de 1° para 18° em 2 voltas.
Estratégia é tudo no automobilismo e Paffett foi um tolo nesse aspecto.
Apareceu Jamie Green (carro laranja com sobrenome verde). Este piloto é muito rápido e iria facilmente levar este conturbado GP, se - faltando menos de 9 minutos para acabar - a equipe Audi não tivesse a "brilhante" ideia de chamá-lo ao boxe para colocar pneus slick (?). Deve ter baixado a tolice generalizada pois Scheider, Felix da Costa e Tambay fizeram o mesmo. Todos chegaram muito mal ao final. O piloto não interfere nas decisões? Apenas 1 pit stop é obrigatório. Pararam por que; e por que slick??
Farfus e Rockenfeller mudaram a estratégia e iriam chegar bem juntos na frente se o brasileiro não tivesse sido punido por encostar (empurrando) o italiano Mortara para fora da pista. Este Mortara é um lambão. Sobra carro e falta piloto.
Ah, a Mercedes e Vietoris, né? Ganharam o GP! Este alemão merecia carro melhor. Muito técnico e não comete erros. Vejo nele um futuro campeão (já tinha dito isto em Hockenheim). Ficou 3/4 da prova entre 16° e 20° mas soube poupar equipamento e foi chegando no fim. As inexplicáveis paradas dos ponteiros e o excesso de SC o fizeram ir para a ponta. O campeão Di Resta (da mesma equipe) fez tática parecida e chegou em quarto.
Continuo dando favoritismo absoluto para Audi e BMW. Wittmann e Rockenfeller continuam sendo os maiores postulantes ao título em condições de pista seca. Mas me agradou muito a velocidade de Green, Molina e Félix da Costa como também a consistência de Scheider, Tomczyk e Farfus.
Vamos para a chatíssima Hungaroring que ainda teve o "mérito" de tirar Brands-Hatch do calendário deste ano.
Menos safety car desnecessários, por favor!
Abraços a todos!